As 3 sabedorias da Gestão Estratégica
01-10-2018 00:00
1ª AULA
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.
Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo.
2ª AULA
Na África todas as manhãs o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão se quiser se manter vivo.
Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veadinho se não quiser morrer de fome.
Conclusão: Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.
3ª AULA
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e, na rua, encontram uma antiga lâmpada mágica.
Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio.
O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro, grita um dos funcionários! Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida... Puff e ele foi.
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas! Puff, e ele se foi.
Agora você, diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois folgados de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!
Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.
Portanto,
Antes de falar, escute...Antes de escrever, pense...
Antes de gastar, ganhe...Antes de julgar, espere...
Antes de desistir, tente...
BEM VINDOS!
Sobre mim
Meu nome é Alessandra Alabi e sou profissional em Marketing e Comunicação, formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, com MBA em Marketing e Vendas, especialização em Branding e Gerenciamento de Produtos pela FGV e Marketing Digital pela Anhanguera Educacional.
Minha missão é alinhar os objetivos de marketing e comunicação das empresas com resultados concretos, fortalecendo a imagem institucional, promovendo engajamento interno e externo e impulsionando a lucratividade por meio de estratégias inteligentes e criativas.
Atuei em empresas de grande porte e renome como Eaton, Clean Environment Brasil, CBP Brasil, Cooper Bussmann (Eaton), Woodward e EPTV (Rede Globo), desenvolvendo projetos no Brasil, América Latina e América do Norte.
Tenho expertise em:
- Projetos e ações de Marketing e Comunicação Estratégica B2B no Brasil, América Latina e América do Norte.
- Expertise em Planejamento de Marketing para campanhas online e offline, projetos GTM (Go-to-Market) e ABM (Account Based Marketing).
- Marketing Digital, Growth, Redes e Mídias Sociais, geração de leads qualificados, CRM, RD Station, Google Ads e atuação integrada com a equipe comercial.
- Inteligência de mercado, mapeamentos, análise da concorrência, atendimento comercial a empresas de grande porte (nacionais e internacionais) e realização de treinamentos.
- Implantação de estratégias para análise e pesquisas de mercado (NPS), nutrição do funil de vendas e marketing, experiência do cliente, inovação e melhoria contínua.
- Experiência em grandes eventos: Kickoff Meetings, campanhas, workshops, palestras e webinars.
- Inbound Marketing, redes sociais, blogs, sites, estratégias de e-commerce, Google Analytics (Ads), IA e ChatGPT.
- Experiência em negociações, compras e desenvolvimento de novos fornecedores, planejamento de mídia, gestão de orçamentos, copywriting e design.
Case de sucesso em parceria com Sirius. O acelerador de partículas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Acelerador de partículas brasileiro é um dos mais avançados do mundo.
“Empresas que não abraçam a transformação digital e não se alinham a valores humanos estão condenadas à irrelevância.” Philip Kotler
“Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências.” Robert Rose
"Marketing não é mais sobre os produtos que você vende, mas sim sobre as histórias que você conta." Seth Godin